Conexão Direta
com a Notícia
Bataguassu, 24 de Junho de 2019
 
12/01/2019 - 09h00
Cerca de 70 ovos de jacarés são retirados da Lagoa Maior em Três Lagoas
Redação
Correio do Estado
Foto: Divulgação

Em continuação ao trabalho de retirada dos animais que habitam a Lagoa Maior, em Três Lagoas, 71 ovos de jacaré-do-papo-amarelo, que estavam em dois ninhos, foram retirados do local. Com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), as cápsulas embrionárias foram encaminhadas para uma universidade particular, em Campo Grande.

De acordo com a Prefeitura de Três Lagoas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócios (Semea) fez a retirada das unidades na tarde de terça-feira (8). Um ninho tinha 34 e o outro 37 futuros jacarés. “Os ovos foram dispostos em uma caixa de isopor grande, forrada com o próprio material orgânico presente no ninho, composto principalmente de capim seco”, explicou biólogo da Semea, Flávio Henrique Fardin.

Após a coleta, os ovos foram levados, na quarta-feira (8), para Campo Grande, onde serão desenvolvidas pesquisas com os répteis. Flávio e o técnico ambiental Nilton de Castro Ramos, acompanharam a realocação dos ovos para encubação, os quais foram acondicionados em recipientes com temperatura e umidade controladas.

“Caso a encubação resulte em filhotes e a pesquisadora não se interessar em ficar com os mesmos, eles serão soltos na Reserva Particular do Patrimônio Natural Cisalpina, em Brasilândia”, finalizou o secretário da pasta Toniel Fernandes.

A reserva é a mesmo onde os jacarés que habitavam a Lagoa Maior foram levados, no ano passado, após decisão do Ibama de retirá-los, sob a alegação que o local não é habitat natural dos animais e representam risco aos frequentadores.

publicidade
 
 
publicidade
 
 
 
 
 
DaHoraBataguassu.com.br
Bataguassu - MS
Telefone: (67) 8135-1068 ou 9637-9190
E-mail: [email protected]
© 2012 - 2014 - Todos os Direitos Reservados
As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Desenvolvido por: Ribero Design
(67) 9979-5354