Conexão Direta
com a Notícia
Bataguassu, 24 de Junho de 2017
 
21/04/2017 - 09h00
Caravina prestigia inauguração da Sala de Leitura “Monteiro Lobato” na Escola “Marechal Rondon”
Bianca Lima
Assecom Prefeitura de Bataguassu
Fotos: Micael Nunes 

O prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina (PSDB) prestigiou na terça-feira, dia 18 de abril, data em que se comemorou o Dia Nacional do Livro Infantil, a inauguração da Sala de Leitura “Monteiro Lobato”, instalada na Escola Municipal “Marechal Rondon”.

A solenidade faz parte das ações em andamento do projeto “Minha Cidade Lê”, desenvolvido pela Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), que visa incentivar a prática da leitura no município.

Na cerimônia realizada na própria unidade escolar, a diretora Patrícia Piloto Langhi Lopes agradeceu a todos pela presença e comentou que a escola estava em festa pela inauguração do espaço de leitura. Patrícia agradeceu ainda a todos os professores e demais membros da equipe escolar pelo empenho em prol da educação dos em torno de 1,2 mil alunos atendidos na unidade escolar.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Regina Duarte de Barros Dovale parabenizou a todos os envolvidos pela inauguração da Sala de Leitura e destacou em seu pronunciamento que o espaço será mais um instrumento no incentivo à leitura junto as crianças. 

Regina solicitou aos alunos que utilizem o espaço e que cuidem e zelem pela sala de leitura. “É um dia especial e agradeço a todos os envolvidos em mais essa ação. Estamos trabalhando no projeto “Minha Cidade Lê” e desde já agradeço ao coordenador dessa iniciativa, o professor Edinalvo pelo empenho na realização da atividade”, comentou ela.

Caravina, por sua vez, também parabenizou a todos os envolvidos no projeto “Minha Cidade Lê” e lembrou da importância da leitura, principalmente em tempos em que o advento da internet tem reduzido o acesso aos livros físicos (impressos). “Projetos como o Minha Cidade Lê tem esse importante poder de resgate do processo da leitura. É um grande desafio que nós como poder público estamos trabalhando, com vistas em um futuro termos mais leitores e cidadãos conscientes”, salientou o prefeito.

Durante a solenidade, houve uma apresentação cultural desenvolvida por alunas das professoras Marilúcia e Rosemar a partir da música Emília, composição da cantora Baby do Brasil. A famosa boneca de pano é uma das personagens principais da obra infantil de Monteiro Lobato, na série relacionada ao Sítio do Picapau Amarelo.

Após as falas, houve visitação a Sala de Leitura, que possui espaço para contação de história com fantoches, acervo literário e uma galeria que apresenta nomes da literatura infantil, entre eles, Ruth Rocha, Maurício de Souza, Ana Maria Machado e Cecília Meireles.

Prestigiaram a solenidade, diretores e coordenadores de escolas locais, os secretários municipais de Esportes e Lazer, Fábio Eduardo da Silva; e de Saúde, Maria Angélica Benetasso, o vereador Reginaldo Alves Costa (PSDB) representando a Câmara de Vereadores de Bataguassu e demais membros da equipe técnica e pedagógica da Semec.

MINHA CIDADE LÊ

O projeto “Minha Cidade Lê” busca potencializar o índice de leitura na rede municipal de ensino e na sociedade, como forma de melhorar a qualidade da educação e o desenvolvimento humano do município.

O público-alvo são crianças, jovens, adultos, estudantes e população de uma forma em geral.

Com uma política pública do livro e da leitura, o projeto pretende integrar o governo, escola, família e sociedade para fazer de Bataguassu uma cidade leitora, aumentando o fluxo de usuários na biblioteca municipal, mostrando e aproximando o público alvo do acervo.

Nas escolas municipais e nos centros de educação infantil, a ideia é construir um instrumento pedagógico permanente a fim de desenvolver competência leitora, alavancar o letramento e contribuir com a melhoria da qualidade da educação.

Em Bataguassu, o projeto “Minha Cidade Lê” está sendo coordenado pelo professor Me. Edinalvo Raimundo de Lima.

Para os interessados em doar livros, os pontos de doação estão concentrados nas Secretarias Municipais de Educação e Cultura; Esportes e Lazer e Saúde; Subprefeitura do Distrito de Nova Porto XV, escolas municipais e Centros de Educação Infantil; além das escolas estaduais Peri Martins e Manoel da Costa Lima.

publicidade
 
 
publicidade
 
 
 
 
 
DaHoraBataguassu.com.br
Bataguassu - MS
Telefone: (67) 8135-1068 ou 9637-9190
E-mail: contato@dahorabataguassu.com.br
© 2012 - 2014 - Todos os Direitos Reservados
As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Desenvolvido por: Ribero Design
(67) 9979-5354