Profissionais de advocacia de Anaurilândia protocolaram requerimento para denunciar falta de servidores na Comarca do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) do município. Além disso, pedem que o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Carlos Eduardo Contar, disponibilize novos servidores e magistrado para o órgão.
No documento eles pedem disponibilização de “maior número de servidores para atuação no cartório judicial, bem como mais um magistrado substituto. Eles destacam que a Comarca estaria há mais de dois anos sem juiz titular.
Assim, o órgão conta “apenas com atuação de magistrado substituto, que acaba sendo sobrecarregado pelo volume de trabalho”. Além disso, apontam que “pelo fato de o cartório judicial contar com apenas dois analistas para impulsionar o andamento de todos os processos que tramitam na comarca, o que acaba por retardar exageradamente o andamento dos processos judiciais”.
Um dos autores do requerimento afirma que “vários processos estão parados, sem julgamento e a situação foge totalmente da normalidade”. Isso porque existem projetos de “caráter alimentar, situação de expedição de ofício de RPV e precatórios estão no aguardo por andamento há meses, sem expectativa de expedição por falta de servidores”.
O requerimento foi protocolado pelos advogados em 20 de janeiro deste ano. O TJMS foi questionado pela reportagem sobre a situação e até a publicação desta matéria, não havia se posicionado.