Na noite deste domingo (6), uma equipe da Força Tática da Polícia Militar foi acionada via COPOM 190 para atender a uma briga generalizada em espaço de eventos de leilão em Bataguassu, onde ocorria uma festa de comemoração pela vitória eleitoral de um candidato a vereador. Ao chegarem ao local, os policiais constataram uma aglomeração tumultuada e, para controlar a situação, foi necessário o uso de spray de pimenta para dispersar a multidão.
Segundo o registro policial, após a dispersão, os policiais solicitaram que os presentes identificassem os envolvidos na confusão, quando então algumas pessoas apontaram dois homens, ao se aproximarem, os policiais perceberam que ambos estavam visivelmente alterados, além disso, havia uma discussão envolvendo outras mulheres no local.
Durante a abordagem, os homens, posteriormente identificados como W. B. M. e C. R. F. de S., indicaram que outro homem, vestindo camiseta amarela, também estava envolvido na briga, ele foi identificado como W. A. N. de O.
Segundo testemunhas, o conflito começou quando C. teria se desentendido com sua ex-esposa, a irmã da ex-esposa, ao interpretar a situação como uma agressão, teria arremessado uma garrafa contra C. Nesse momento, outros participantes tentaram intervir, o que levou W. a acreditar que estavam agredindo C., resultando em sua entrada na briga. A confusão escalou, com W. tentando conter W. A. N., que resistiu com chutes, acertando tanto W. quanto outras pessoas presentes, que não foram identificadas.
Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil, onde, devido ao estado de nervosismo de W. e C., foi necessário o uso de algemas. A ocorrência de vias de fatos foi apresentado na delegacia de Polícia Civil em Bataguassu.