A Bracell, multinacional que já adquiriu uma área a cerca de 15 quilômetros de Bataguassu, está em tratativas com o Governo do Estado e órgãos responsáveis pelo licenciamento ambiental e também para incentivos, para então confirmar a construção de uma planta da empresa no município. Embora a primeira unidade da empresa tenha sido confirmada para Água Clara, fontes consultadas pelo Da Hora Bataguassu indicam que a segunda unidade está prevista para ser instalada em Bataguassu.
Apesar de o anúncio ter sido amplamente divulgado na última sexta-feira (31), inclusive pelo Da Hora Bataguassu, baseado em uma notícia publicada pelo Portal Água Clara, porém o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, em uma rede social comentou que embora haja um planejamento, a empresa ainda está em fase de tratativas para garantir incentivos fiscais e a emissão das licenças ambientais necessárias. A planta ainda precisa ser liberada antes do anúncio oficial do início da construção da obra.
Com a possível chegada da Bracell trará significativos impactos econômicos e promete gerar uma ampla gama de oportunidades de emprego para a região. No entanto, a instalação de uma indústria de grande porte em Bataguassu pode resultar em um aumento populacional repentino, o que pode sobrecarregar a infraestrutura existente no município.
Com isso, será fundamental que Bataguassu invista em segurança pública, incluindo o reforço no efetivo policial e a ampliação da frota de viaturas, além da necessidade de ampliar a capacidade do Corpo de Bombeiros. O município também precisará melhorar sua infraestrutura de saúde, já que a cidade não dispõe de hospitais com capacidade para atender a um aumento significativo na demanda de atendimentos médicos.
Embora a chegada da Bracell represente uma grande oportunidade para o desenvolvimento econômico de Bataguassu, o município precisará se preparar para lidar com os desafios relacionados à infraestrutura e aos serviços públicos, de modo a garantir um crescimento sustentável e equilibrado para a cidade e seus habitantes.