A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou, na sexta-feira (14), uma operação de combate a crimes transfronteiriços na região de fronteira com Paraguai, Argentina e Bolívia. A ação, realizada entre os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul desde o dia 7, contou com o reforço de 90 policiais de diversas regiões do país.
Durante a operação, foram apreendidas 11,9 toneladas de drogas, sendo 3,9 toneladas somente na fronteira. O trabalho envolveu equipes especializadas, como o Núcleo de Operações Especiais (NOE) e o Grupo de Operações com Cães (GOC), além dos Grupos de Patrulhamento Tático.
No Mato Grosso do Sul, já no primeiro dia da operação, a PRF apreendeu 2,6 toneladas de maconha e 825 munições escondidas em uma carga de ferro, em Campo Grande. Em outra ocorrência, 125 quilos de cocaína foram encontrados em meio a uma carga de carne, em Terenos.
No Paraná, a PRF apreendeu cinco mil cigarros eletrônicos contrabandeados escondidos em uma carga de grãos, em Guaíra. Já em Mercedes, uma carreta transportando aproximadamente 600 mil maços de cigarros foi interceptada.
A operação reforçou a fiscalização com uso de aeronaves e cães farejadores. Em 2024, Mato Grosso do Sul e Paraná foram responsáveis por 65% das apreensões de drogas feitas pela PRF em todo o país, totalizando 545 toneladas das 825 toneladas apreendidas nacionalmente.