A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global em bioprodutos derivados do eucalipto, encerrou 2024 com mais de 1,2 mil contratações para atender suas operações florestais e industriais na Unidade Três Lagoas (MS). Foram preenchidas 1.079 vagas no setor florestal e 140 na indústria, contemplando Três Lagoas e municípios da região.
De acordo com Mônica Catânia, gerente de Gente e Gestão da Suzano, as contratações refletem o aquecimento do mercado de trabalho na região leste de Mato Grosso do Sul. "Fomos uma das primeiras empresas a apostar no potencial do Estado e seguimos gerando centenas de vagas, reforçando nosso compromisso com a valorização da mão de obra local, desenvolvimento sustentável e equidade de oportunidades", destacou.
Do total de contratações em 2024:
A Suzano investiu em programas de formação profissional para capacitar trabalhadores e fomentar o desenvolvimento regional. Entre as iniciativas destacam-se:
Para tornar o processo seletivo mais acessível, a Suzano ampliou o mutirão "Você na Suzano", que leva oportunidades de emprego diretamente aos bairros de Três Lagoas.
Nas duas últimas edições, realizadas nos bairros Vila Verde e Paranapungá, 264 pessoas foram atendidas. Um dos beneficiados foi José Eduardo Alves de Melo, 30 anos, contratado como Mecânico I após participar do mutirão.
A ação será retomada em 2025, com previsão de atendimento nos bairros Vila Haro/Vila Guanabara e Vila Santa Rita/Parque São Carlos/Nossa Senhora Aparecida. As datas serão divulgadas futuramente.
Atualmente, a unidade da Suzano em Três Lagoas emprega cerca de 6 mil trabalhadores diretos, incluindo colaboradores próprios e terceirizados. A empresa segue ampliando oportunidades de trabalho, promovendo qualificação profissional e incentivando a inclusão social na região.