Na manhã desta quarta-feira (16), a Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram uma operação para combater o contrabando de pneus. A ação foi desencadeada após a prisão de dois motoristas que transportavam pneus contrabandeados com destino a Campo Grande.
Cerca de 17 mandados de busca e apreensão foram cumpridos na Capital e em Bonito, abrangendo oito centros automotivos e residências ligadas aos responsáveis pelas empresas investigadas. Durante a operação, os investigadores descobriram que os pneus eram importados ilegalmente da China.
Os envolvidos no esquema usavam a técnica conhecida como "bola de pneus", na qual um pneu é colocado dentro do outro para aumentar a quantidade transportada clandestinamente. Com essa técnica, era possível aumentar em até cinco vezes a carga de mercadorias.
Essa operação faz parte da continuidade de um esforço investigativo iniciado em novembro de 2023, quando a primeira fase da operação *Wrong Tires* resultou na apreensão de cerca de 6 mil pneus contrabandeados.
A operação segue em andamento, com os envolvidos sendo investigados por crimes de contrabando e associação criminosa.